1. Identificação de Imóveis
Deve ser feito uma listagem dos imóveis pertencentes à UFOP, bem como sua verificação, conforme registros nos sistemas SPIUNet e SIAFI.
2. Abertura de Comissão
Será criada uma comissão composta por servidores das áreas chave, tais como: Contabilidade, Engenharia, Arquitetura, Patrimônio, entre outros.
3. Solicitação de Documentação
Será feita a coleta de toda a documentação necessária para cada imóvel, incluindo registros cartoriais, documentação fiscal e laudos de avaliação.
4. Vistoria e Avaliação
Após a obtenção da documentação, serão realizadas vistorias técnicas nos imóveis listados, a fim de coletar dados, avaliar seu estado atual e a mensuração de valor de mercado.
5. Atualização no SPIUNet
As informações obtidas serão inseridas e/ou atualizadas no sistema SPIUNet, a fim de estabelecer o valor correto de cada imóvel.
6. Ratificação Contábil
A integração dos dados será conferida com a contabilidade para que o valor atualizado seja refletido no balanço patrimonial da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
7. Regularização Cartorial
Será feita a regularização de pendências cartoriais, como registros e averbações, para garantir a propriedade formal dos imóveis listados.
8. Monitoramento e Relatório Final
Após todo o processo, será realizado um acompanhamento contínuo dos processos, com relatórios periódicos, para fins de controle interno e auditorias externas.